terça-feira, 2 de outubro de 2012

ALVEJANTE SEGURO CASEIRO (TIPO VANISH)



Oi gente!
Outro dia encontrei na Net uma receita de Vanish caseiro.
 Aí pensei: Nossa, maravilha, esta é nova e eu vou fazer!

Mas antes de dar a fórmula vou contar minha experiência:

Numa sexta feira à noite separei todos os ingredientes. Arrumei uma embalagem escura para guardar (um vidro de shampoo), coloquei as luvas e fui misturando tudo. Despejei na embalagem e tampei, deixei no cantinho da pia para guardar.
Gente, de repente olhei para a embalagem e vi que ela estava "engordando". Corri e destampei. Foi o mesmo que estourar champanhe, aquilo espirrou longe!!!!!!!!!!
É isso, eu nem imaginei que o bicarbonato ia reagir com a água oxigenada e ferver...Aí eu peguei a "coisa", coloquei dentro de uma bacia e deixei embaixo do tanque, e ficou muito tempo "fervendo". Ficou lá a noite toda. No outro dia de manhã, fui ver o estrago. Estava uma espuma grossa e seca por cima e um pouco de água embaixo. Misturei tudo de novo e recoloquei na embalagem. Fiz o teste. Coloquei mais ou menos 1 xícara de café na hora de bater a roupa no tanquinho. E deu certo as roupas ficaram mais limpas em menos tempo de lavagem. As cores ficaram mais vivas e o branco mais claro.


Esta é a Fórmula:
150ml de água oxigenada 30%
7 colheres (sopa) sabão em pó.
7 colheres (sopa) de Bicarbonato de sódio
5 ml de Amaciante

A explicação:
Água oxigenada: Tira manchas sem estragar o tecido.
Sabão em pó: Tira a sujeira grossa.
Bicarbonato de sódio: Limpa a sujeira fina e realça o branco.
Amaciante: Amacia e perfuma as roupas.

Modo de preparo:
Colocar os ingredientes num recipiente de boca larga. Misturar bem com uma espátula, até virar uma pasta. Se preferir, pode diluir com água. Guardar em recipientes escuros ao abrigo da luz.

Modo de Usar:
Usar 5ml para cada 10 kg de roupa. Em manchas difíceis, aplicar algumas gotas do produto deixar agir cinco minutos e lavar normalmente. Este produto não substitui o sabão é um complemento para a lavagem normal das roupas. Se tiver dúvidas, testar antes o produto em roupas coloridas e/ou delicadas.

Bem, é isso!

Um grande Abraço!!!


23 comentários:

  1. Oi.
    Gostei muito da sua receita.
    Mas fiquei curiosa... Já voltou a fazer este alvejante? como resolveu o problema para não espirrar e não sujar tudo novamente?

    Obrigada
    Alexandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandra,
      A minha intenção era testar a receita antes de passar adiante. E ainda bem que testei né?(rs). Mas pretendo fazer novamente. Acho que a solução para não espirrar novamente é usar uma bacia de plástico grande e deixar descansando uma noite. Vou testar este jeito e depois eu conto o resultado.
      Muito obrigada por visitar meu blog!
      Um beijo!

      Excluir
  2. Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço por visitar meu blog!
      Volte sempre!
      Um Abraço!!!!

      Excluir
  3. eu ja fiz pra tirar mancha do desodorante mas to com medo de usar em roupas coloridas....sera q desbota a roupa colorida???

    Ps:muito eficaz em manchas de desodorante (brancas)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas,
      Obrigada por visitar meu blog! : )
      Eu usei nas minhas roupas coloridas e elas não desbotaram. Eu tive até a impressão que as cores ficaram mais vivas. Mas se tiver dúvida, faça o teste antes na peça colorida: pingue algumas gotas do produto numa pequena área da peça ( de preferência pelo avesso numa bainha ou atrás de uma gola por exemplo) e verifique se desbota.
      Boa sorte!
      Um abraço!

      Excluir
  4. pode usar sem medo porque nao desbota ,ao contrario as roupas coloridas ficam com a cor mais bonita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Realmente é muito bom. Eu fiz o teste antes de publicar a receita e gostei.
      Obrigada por visitar meu blog!!!!!!
      Abraços!!!!!

      Excluir
  5. Olá Sandra , quanto de aguá vai , qual qual quantidade e rendimento ?

    Grato

    Antonio

    ResponderExcluir
  6. Olá Antônio,
    Olha, a quantidade de água, vc é que decide, se quer mais líquido ou não, e o rendimento depende da quantidade de água!
    Boa sorte!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá esta agua oxigenada é cremosa?

    ResponderExcluir
  8. Oi Simone,
    A água oxigenada é a cremosa, aquela de tingir os cabelos, mesmo.
    Obrigada por visitar meu blog!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Barbara,
    É só um pouquinho de água para diluir a fórmula e ficar mais fácil de misturar. Eu não coloco água e fica muito bom!

    ResponderExcluir
  10. vou experimentar fazer.Depois darei minha opinião.Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nair,
    Você vai gostar do resultado.
    Eu é que agradeço sua visita!
    Volte sempre.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber a consistencia , se fica mole ,já li receita que é agua oxigenada não cremosa, e que a validade é so de uma semana, gostaria que me esclarecesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A água oxigenada é cremosa mesmo, aquela de tingir cabelos. A consistência é cremosa meio líquida. A validade depende da validade dos produtos que usa-se para preparar ( oxigenada, sabão em po, etc).

      Excluir
  15. Respostas
    1. A validade depende da validade dos produtos que são usados para preparar ( oxigenada, sabão em pó, etc). Rende + ou - meio litro. Eu nem lembrava deste vanish, porque agora só faço o vanish em pó, inclusive dei a receita no blog Ela.

      Excluir